sexta-feira, 30 de julho de 2010

27/02/2009, presente de aniversário para o meu pai

Em mais uma primavera a ser vivida, tens diante de teus olhos um jardim frondoso.

Ouvimos que ele antes foi um sonho, talvez uma imagem dessas que temos quando descobrimos que podemos sonhar de olhos abertos. Tuas histórias contam que as mangas foram arregaçadas e assim as primeiras sementes foram plantadas. Na verdade se olharmos bem, as sementes já estavam ali. Um senhor com o mesmo teu nome tinha se encarregado do plantio delas e passou dicas preciosas sobre como adubar, semear, regar, colher, podar, iluminar, cuidar... Jardineiro astuto este senhor que ensinou tanto sobre o amor.

Para a frente é que se anda e no teu caminho, uma Violeta. Sabe-se que a lindinha colore e enfeita qualquer ambiente, desde que sejam atendidas suas necessidades, seus desejos. Somadas as vontades da dupla em questão, foram em busca do solo e com amor o prepararam para receber Girassol. Planta utilíssima, dela são ricas as sementes, as flores e os ramos. Voltada para o sol e da cor dele acrescentou mais vida e dinamismo ao jardim em formação. Para contrastar com o amarelo veio o verde da Avenca. Nela estão estampadas a delicadeza e a docilidade que provocam admiração mas não deixam de exigir cuidados especiais para bem se desenvolver. O tempo passou e em um inverno rigoroso floresceu a Azaléia. Típica do frio, enquanto muitas plantas repousam ela dá a sensação de vida, de energia.

Girassol, Avenca e Azaléia. Para manter seu crescimento nunca se teve notícia de um jardineiro tão zeloso. Atento as mudanças que vem com o passar do tempo, ele sempre esteve empenhado em buscar o clima mais adequado para o cultivo delas, mostrando que cada uma tem seu ritmo, sua maneira e que todas terão seu lugar ao sol. Sim, é preciso lutar por seu espaço, mensagem essa que entusiasma a todos. Nosso jardineiro acredita em campos vastos onde todos darão frutos. E, como todo o criador, ele possui expectativas, estas as melhores possíveis. Segundo sua crença, cada planta que há no mundo está sendo o melhor que ela pode ser por isso é importante que olhemos para o seu colorido e não para a falta de viço.

Minúcias, detalhes, aromas e uma qualidade incrível de espécies diferentes são muito bem recebidas em seu jardim. Dentre essas espécies estão a Figueira, árvore com grande capacidade de adaptação, na sua sombra se cultivam a paciência e o descanso. Nosso artista do verde foi aprendendo com ela que pode achar tempo e cumplicidade para um bom papo. Com o Plátano - magestoso, com vontade própria e gosto por marcar seu território - a semelhança está em ficar a mostra. Em todas as estações do ano lá estão como são: honestos, dedicados, espontâneos e íntegros.

Após inúmeras primaveras e nelas tanto aprendizado, nosso jardineiro tem feito o trabalho de um meticuloso arquiteto paisagista. Do bolso de seu avental saem recortes, surpresas, imagens, gravuras e pedaços de papel escritos a lápis, pequenos lembretes que guardam seus planos para novas e intrigantes composições.

Vida longa a esse profissional do zelo que nos parece um Salso Chorão, tanto corremos para chorar as mágoas com ele no inverno como nos deleitamos sob a brisa que bate em suas folhas no verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário